Responsabilidade
REFERÊNCIAS
PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE NO PAÍS
Para uma Educação Física no Brasil que possa
ser adjetivada pela Qualidade, e que possa contribuir para a melhoria
da nossa sociedade, existem algumas referências, pelas quais
deve:
a) Ser entendida como direito fundamental e não como obrigação
dos brasileiros;
b) Prover os seus beneficiários com o desenvolvimento de
habilidades motoras, atitudes, valores e conhecimentos, procurando
levá-los a uma participação ativa e voluntária
em atividades físicas e esportivas ao longo de suas vidas;
c) Envolver práticas formais e não-formais para atingir
seus objetivos;
d) Constituir-se numa responsabilidade de profissionais com formação
em nível superior;
e) Ser ministrada numa ambiência de alegria, em que as práticas
corporais e esportivas sejam prazeirosas;
f) Respeitar as leis biológicas de individualidade, do crescimento,
do desenvolvimento e da maturação humana;
g) Propiciar vivências e experiências de solidariedade,
cooperação e superação;
h) Valorizar práticas esportivas, danças e jogos nos
conteúdos dos seus programas, inclusive e com ênfase,
aqueles que representem a tradição e a pluralidade
do patrimônio cultural do país e das suas regiões;
i) Ajudar os beneficiários a desenvolver respeito pela sua
corporiedade e os das outras pessoas, através da percepção
e entendimento do papel das atividades físicas na promoção
da saúde;
j) Interatuar com outras áreas de atuação e
conhecimento humano, desenvolvendo nos seus beneficiários,
atitudes interdisciplinares;
k) Ser objeto de uma ação cada vez mais intensa da
comunidade acadêmica quanto à pesquisa, intercâmbio
e difusão de informações e programas de cooperação
técnico-científica;
l) Ser conteúdo de livros, periódicos específicos
e banco de dados eletrônicos especializados, aumentando as
possibilidades de acesso às informações técnicas
e científicas do conhecimento existente;
m) Ser meio de desenvolvimento da cidadania nos beneficiários
e de respeito ao meio ambiente.
A Preparação de Profissionais para uma Educação
Física de Qualidade no Brasil deverá ser:
a) REDISCUTIDA para que os currículos acadêmicos de
preparação se harmonizem com as últimas renovações
conceituais ocorridas na Educação Física, incorporando
inclusive, perspectivas de Educação Continuada, para
que esses profissionais possam acompanhar os avanços técnicos
e científicos da área, a cada momento de suas trajetórias
de atuação;
b) COMPARADA, através de indicadores efetivos, à preparação
de Profissionais de Educação Física de países
vizinhos, para que os futuros Tratados de correspondências
acadêmicas nos blocos sócio-economicos da América
Latina sejam equiparados em padrões considerados de Qualidade;
c) AMPLIADA com a preparação complementada resultante
de cursos, eventos, estágios clínicas etc., oferecidos
por organizações de distintas naturezas, desde que
se apresentem com o compromisso da Qualidade.
Para que o Brasil tenha uma Educação Física
de Qualidade nas escolas, é indispensável que:
a) Seja obrigatória no ensino básico (infantil, fundamental
e médio), independentemente de termos e circunstâncias
dos alunos, fazendo parte de um currículo longitudinal ao
longo da passagem dos alunos pelas escolas;
b) Integre-se com as outras disciplinas na composição
do currículo escolar;
c) Seja dotada de instalações e meios materiais adequados;
d) Tenha práticas esportivas e jogos em seu conteúdo,
sob a forma de Esporte Educacional, que ao não reproduzir
o esporte de rendimento no ambiente escolar, deve apresentar-se
com regras específicas que permitam atender a princípios
sócio-educativos;
e) Possibilite ao aluno uma variedade considerável de experiências,
vivências e convivências no uso de atividades físicas
e no conhecimento de sua corporeidade;
f) Constitua-se num meio efetivo para conquista, de um estilo de
vida, ativo dos seres humanos;
A Educação Física, ao ser utilizada em espaços
distintos de toda ordem, como academias, clubes, condomínios,
praias, áreas públicas e outras, para que torne-se
de Qualidade é necessário que:
a) Constitua-se numa expressão de democracia, atendendo as
opções das pessoas e oferecendo condições
de igualdade em suas práticas;
b) Busque a percepção nos beneficiários da
sua importância ao longo das suas vidas, desenvolvendo nos
mesmos padrões de interesse em atividades físicas;
c) Fique evidenciada a competência dos profissionais responsáveis
nos programas desenvolvidos;
d) Seja praticada em instalações e equipamentos compatíveis
com os objetivos e especificidades dos seus programas;
e) Seja desenvolvida com efetividade para os objetivos formulados
nos respectivos programas;
f) Atenha-se em todas as ações às referências
éticas, sem concessões sob qualquer pretexto e circunstância.
As Responsabilidades dos Governos para o Fomento de Educação
Física de Qualidade.
O Governo Federal, os Governos Estaduais e Municipais precisam,
o mais urgente possível, compreender o valor de uma Educação
Física de Qualidade para a população brasileira,
o que deverá ser expresso por estratégias de intervenção
como:
a)
A inserção de uma Política de valorização
da Educação Física para os cidadãos
brasileiros através de programas e campanhas efetivas de
promoção das atividades físicas em todas as
idades, de acordo com suas especificidades;
b)
Adaptações necessárias nas legislações
vigentes, principalmente na área da Educação,
para que a infância e a juventude brasileira sejam beneficiadas
com uma Educação Física desejável;
c)
Valorização da atuação dos Profissionais
de Educação Física, abrindo concursos e oportunidades
de trabalho para atuações em todos os espaços
públicos, além da promoção de programas
de capacitação, que possam contribuir para uma melhoria
da Qualidade de Vida nas populações sob suas responsabilidades;
d)
Compreensão da Educação Física como
um meio de promoção da Saúde e em decorrência,
propiciar ações favoráveis nos campos legal,
fiscal e administrativo |